a crianca Down tem que participar de tudo que for saudavel

a crianca Down tem que participar de tudo que for saudavel
Pedro e sua irma Jessica

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A chefe do ambulatório da síndrome de Down do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba - e mãe de um adolescente de 15 anos com Down -, Noêmia Cavalheiro

Noêmia Cavalheiro, conta que os bebês que nascem com a alteração têm atraso mental e psicomotor. Em algumas crianças, a síndrome vem associada com várias doenças, como problemas no coração e catarata, por exemplo.

De acordo com ela, quando o obstetra vê a criança, já percebe que ela tem a síndrome, pois os traços físicos são bem característicos (formato do rosto, olhos puxados, pés tortos, entre outros). "Só de olhar dá para detectar 95% dos casos", conta Noêmia. Mas há situações em que a criança não apresenta sinal algum. Assim, apenas exames comprovam a alteração. Todos os bebês com suspeitas de ter a síndrome passam por uma consulta clínica e por um exame genético chamado cariótipo, que demonstra a presença ou não de um cromossomo a mais. "Além disso, hoje existem exames sofisticados de ecografia que permitem saber se o bebê tem a síndrome ainda durante a gestação", comenta Noêmia.

Quando a família recebe a notícia de que o novo integrante possui Down, é orientada a procurar ajuda de associações, formadas por pais que passaram pela mesma situação e por profissionais ligados à área. "É muito difícil aceitar e os pais sempre têm uma esperança. Hoje a aceitação é muito maior. Já perceberam que não é o fim do mundo, mas também não é uma maravilha. Há uma mudança de estilo de vida, mas ela continua", avalia Noêmia.

A primeira orientação para as famílias que tenham membros com síndrome de Down é iniciar o quanto antes a chamada estimulação precoce. Com apenas alguns dias de vida, já é possível realizar com o bebê atividades de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. "A estimulação precoce, associada a um trabalho preventivo e exames, garante um bom desenvolvimento do bebê", explica Noêmia.

Nenhum comentário:

Páginas

Pedro Henrique, nasceu dia 24 defevereiro de 2005

Pedro Henrique, nasceu dia  24 defevereiro de 2005
com trissomia do cromossomo 21,Sindrome de Down